sábado, 20 de abril de 2013

Tuberculose

O que é tuberculose?

É uma doença contagiosa causada por uma bactéria, conhecida como bacilode Koch.,Qualquer pessoa pode adoecer por tuberculose, mas esta doença tem tratamento e cura.

Como é transmitida?

Através da tosse, espirro, fala canto ou respiração de pessoas com tuberculose nos pulmões ou na laringe, ainda sem tratamento. É importante reforçar que após 15 dias de uso correto dos medicamentos, a maioria dos usuários com tuberculose não transmite mais a doença, daí a importância do diagnóstico precoce do início rápido do tratamento.     

Quais os principais sintomas?

  1. Tosse com escarro por três semanas ou mais;
  2. Falta de apetite;
  3. Emagrecimento;
  4. Suores noturnos;
  5. Desânimo e cansaço fácil;
  6. Febre baixa, geralmente à tarde;
  7. Dor no peito ou nas costas.

Como a doença é confirmada?

Na Tuberculose Pulmonar, o diagnóstico é confirmado pelo exame do escarro e, em alguns casos, podem ser necessários radiografias e outros exames.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é simples, gratuito, e, na maioria dos casos, dura seis meses. É importante o uso diário dos medicamentos e o ideal é que os usuários tomem os remédios na frente de um profissional de saúde ou de alguém da família, devidamente treinado para isto.

É importante não faltar às consultas médicas mensais de controle, para que o médico avalie se o usuário está melhorando. Mesmo sentindo-se melhor, a pessoa não deve interromper o tratamento. Ao final do tratamento correto, o usuário estará curado, mas precisará receber a alta do médico.

Como é feita a prevenção?

  1. Vacinar todas as crianças com a vacina BCG ao nascer;
  2. Examinar no Centro de Saúde todos os familiares que vivem com os pacientes de tuberculose;
  3. Identificar e avaliar os usuários com tosse há três semanas ou mais, visando o diagnóstico precoce da doença;
  4. Garantir o tratamento correto e completo de todas as pessoas com tuberculose, para que não transmitam a doença para outros;
  5. Orientar a população para manter os ambientes bem ventilados e ensolarados;
  6. Estimular hábitos saudáveis de vida, como não fumar, não fazer uso de álcool e outras drogas e praticar atividade física.                  

Se estiver tossindo há três semanas ou mais procure o Centro de Saúde mais próximo de sua casa para diagnóstico e tratamento. Lembre-se TUBERCULOSE tem cura, mas é preciso levar a sério o tratamento.   




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...