segunda-feira, 15 de abril de 2013

Hanseníase



O que é hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e pernas, provocando danos severos. Conhecida também como lepra ou mal de Hansen. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microorganismo causador da doença.

Epidemiologia

A lepra ataca ainda hoje mais de 11 milhões de pessoas em todo mundo. Há 700.000 casos novos por ano no mundo. Entretanto em países desenvolvidos é quase inexistente.

Como se transmite? 

É transmitida pelo ar. O bacilo Mycobacteriumleprae é eliminado pelo aparelho respiratório da pessoa doente na forma de aerossol durante o ato de falar, espirrar ou tossir. A contaminação se faz por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva. Pode ocorrer também por meio do contato direto de feridas de doentes.

Quais são os fatores predisponentes?

  1. Baixo nível sócio-econômico;
  2. A desnutrição;
  3. A superpopulação doméstica.

.Quais são os sintomas da hanseníase?

  1. Manchas que se apresentam dormentes brancas ou avermelhadas ou caroços no corpo;
  2. Dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés;
  3. Formigamento ou dormência em partes do corpo;
  4. Incapacidade de diferenciar entre o frio e o quente no local afetado;
  5. Ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas pernas e nos pés.    

Tempo de incubação da doença

A incubação pode perdurar por longos anos 2 a7 anos) e se desenvolve mais comumente em adultos, apesar de que crianças também podem ser contaminadas. Noventa por cento (90%) da população tem resistência ao bacilo de Hansen, causador da lepra, e conseguem controlar a infecção. As formas contagiantes são a virchowiana e a dimorfa. Nem toda pessoa exposta ao bacilo desenvolve a doença, apenas 5%. Indivíduos em tratamento ou já curados ou em tratamento não transmitem a doença.


Diagnóstico

O diagnóstico é clínico-epidemiológico laboratorial. Por laboratório faz-se biópsia da lesão e colhe-se a linfa cutânea dos lóbulos das orelhas e dos cotovelos (baciloscopia).    

Como é feito o tratamento?

O tratamento é oferecido em centros de saúde e é feito a base de comprimidos. O paciente pode ser tratado e curado em um prazo bem curto, além de deixar de transmitir a doença logo após o início do tratamento.

O preconceito existe?

Ainda há preconceito com portadores de hanseníase. Devemos aceitá-los em nosso trabalho e no convívio social. É importante entendermos que, quando estão em tratamento, não transmitem a doença.

Em caso de dúvida, procure o centro de saúde mais próximo de sua casa o mais rápido possível. Lembre-se hanseníase tem cura. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...