domingo, 31 de março de 2013

A Dengue pode matar

A dengue hoje é uma das doenças com maior incidência no Brasil. Atinge a população de todos os estados, independente da classe social.
Aedes aegypti

A infecção é causada pela picada da fêmea do vírus Aedes aegypti causando uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros mais graves, podendo evoluir para óbito. 


Sintomas

Na dengue, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaléia  adinamia, mialgias, artralgias, dor retro-orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarréia podem ser observados por dois a seis dias.

Pode ocorrer também, a ocorrência de febre hemorrágica da dengue, hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choques.

Prevenção

A prevenção é baseada em atitudes simples, como trocar água por areia molhada nos vasos  de plantas, limpar calhas, lavar vasilha de água dos animais, guardar garrafas vazias de cabeça para baixo. Ou seja, eliminar qualquer possibilidade de acúmulo de água parada.

Tratamento

Deve-se ingerir bastante líquido, como água, sucos ou chá.

No tratamento sintomático é contra-indicado o uso de medicação à base de ácido acetil salicílico (AAS) e anti-inflamatórios, pois podem facilitar hemorragias.

O melhor remédio é a prevenção!


    

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...